Nossa Região

QUEM SOMOS NOSSA HISTÓRIA NOSSA DIRETORIA NOSSA REGIÃO NOSSAS INSTALAÇÕES TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA

O Lar Ternura localiza-se no Parque Rural Santa Cândida, área essa que faz parte do entroncamento da Rodovia D. Pedro l e Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340 Campinas-Mogi Mirim),  geograficamente região leste de Campinas.

Nosso público alvo vem dos bairros:  São Quirino, Jardim Nilópolis e Santana;  Jardim Miriam, Parque dos Pomares, Gêneses, Cafezinho, Parque Imperador, e  do próprio  Jardim Santa Cândida.

O bairro possui rede de saneamento e coleta diária de lixo, porém percebemos um descaso da população com descuido e acúmulo de lixo nas ruas, o descarte de móveis e objetos quebrados, causando má aparência, intensificando a incidência de cachorros abandonados a procura de alimentação e a proliferação de casos de dengue.

Pensando nisso, temos como Atividade Permanente o trabalho com o Meio Ambiente, onde são desenvolvidas várias ações de cuidados e preservação do ambiente, onde um dos objetivos é que as crianças sejam multiplicadores dessas ações em suas famílias, transformando assim a realidade da sua família e dessa comunidade.

As questões de higiene das famílias são precárias, faltam informações  e esclarecimentos em relação aos cuidados e higiene pessoal,  higiene alimentar, e até mesmo em relação aos nutrientes fundamentais para uma alimentação saudável e nutritiva, o que compromete hábitos saudáveis  e aproveitamento total dos alimentos. Essas questões são trabalhadas nas ações das Atividades do “ Quem sou eu?, onde há uma preocupação com as questões de higiene e cuidados com o corpo, e na Atividade de Culinária Infantil, trabalhamos com as crianças procedimentos de higiene necessários para a manipulação e preparo dos alimentos, dando sempre prioridade para receitas saudáveis e nutritivas.

As famílias atendidas se mantêm com a oferta de emprego local, trabalhando nas microempresas do bairro, como auxiliares de produção, pintores ou ajudantes de serviços gerais ou como domésticas, copeiras, camareiras, auxiliares de cozinha e auxiliares de limpeza, nos motéis e restaurantes; outros  trabalham como autônomos, (pedreiros, eletricistas, carpinteiros); e  em serviços informais (jardineiro, reciclagem, ambulante), e muitos desempregados.

Os filhos com idade de 3 anos e meio a cinco anos e onze meses frequentam  o Lar Ternura, os maiores de seis anos frequentam as escolas de ensino fundamental da região alguns participam de núcleos de atendimento complementar. Os que não conseguem vagas em núcleos, ficam com avós, ou vizinhas para que as mães possam trabalhar.

As famílias são de baixa escolaridade, sendo que a maioria com ensino fundamental ou ensino médio incompleto. Não possuem acesso nem interesse por leitura. Não existe no bairro uma biblioteca pública. A  atividade de Biblioteca Circulante, entre tantos outros objetivos, busca despertar na criança o gosto e o hábito da leitura, o prazer de sentar com a mãe e juntos terem um momento que possa despertar nesse adulto o interesse pelos livros. Diante dessa realidade da comunidade, desenvolvemos a atividade Leitura em Família.

Em pesquisa realizada constatou-se que poucas famílias possuem computador em casa, como também não possuem acesso a Internet; e a falta dessa ferramenta muitas vezes é empecilho para que consigam uma colocação no mercado de trabalho. Pensando nessa situação das famílias, temos como atividade a Informática que oportuniza a criança o acesso ao mundo informatizado, e  “contaminando” seus familiares suas experiências.

A comunidade dispõe de pouquíssimos recursos sociais:

1- Salão Paroquial N. Sra. Aparecida – Comunidade do Jardim Santa Cândida.

2- Lar Ternura.

3- Casa de Idosos

Há ainda no bairro dois restaurantes, quatro motéis, uma boate e cinquenta micros – empresas.

Essa população não conta com nenhuma praça pública, quadras poli esportivas, ou espaço de lazer, o que restringe a oportunidade das crianças para brincar, pois as mesmas, não possuem espaços adequados em suas casas.

No Lar Ternura, essa dificuldade é suprida com uma área livre de 1300m, damos prioridade para o brincar, explorando todos os espaços.

Não existe oferta de cursos na comunidade. 60% das famílias reclamam a falta de cursos de  informática, de artesanato, culinária, cabeleireiro e manicure, o que possibilitaria um momento de lazer e aprendizagem  com possibilidade de ampliar a renda doméstica.

A falta desses espaços de acolhimento, de lazer e convivência da população, faz com que as famílias fiquem trancadas dentro de suas casas, o que dificulta a socialização, a  integração, o desenvolvimento de valores tão importantes para a convivência humana, causando muitas vezes uma baixa auto estima.

Notamos que a comunidade espera pelas festas do Lar Ternura, principalmente a Junina, onde existe uma adesão expressiva  da comunidade.

Não existe comércio local, a comunidade conta apenas com uma mercearia, o que traz dificuldade, pois quando precisam comprar com urgência, acabam pagando um valor maior na mercadoria.

O transporte é outro problema encontrado, pois os  ônibus que entram no bairro, fazem um percurso longo, passando de hora em hora, o que obriga a comunidade usar os transportes que passam na pista, pondo em risco a própria vida.