Nossa História

QUEM SOMOS NOSSA HISTÓRIA NOSSA DIRETORIA NOSSA REGIÃO NOSSAS INSTALAÇÕES TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA

Em meados da década de 70, um grupo de casais amigos e cristãos, deparando-se com a situação constrangedora de vivência de algumas crianças carentes de calor humano e de recursos materiais, crianças estas filhas de prostitutas do bairro Jardim Itatinga, em Campinas, sentindo vontade enorme de minimizar esta problemática social, decidiu fundar uma instituição formal e legalizada.

Em 22 de dezembro de 1977, nasceu a Creche Lar Ternura, com a finalidade de acolher, amparar e educar, em caráter transitório, crianças, filhas de mães prostitutas em processo de recuperação social, não fazendo distinção alguma, quanto a raça, condição social, credo político ou religioso.

Assim sendo, formou-se uma diretoria, registrou-se a entidade de benemerência, sem fins lucrativos. Um ano mais tarde, a diretoria resolveu ampliar o campo de atuação da Entidade atendendo não só crianças filhas de prostitutas em recuperação social, mas também quaisquer outras crianças desde que carentes de calor humano e de recursos materiais.

O Lar Ternura não possuía sede própria, porém o Sr. Honório Chiminazzo, sensibilizado com o trabalho da equipe e o reconhecido desempenho das funções da Entidade na área assistencial e promocional, doou um terreno, na Rua 12 n° 627 – Jardim Santa Cândida – Campinas – SP, em 1° de maio de 1983, quando então, inaugurou-se à sede própria da Creche Lar Ternura.

O Estatuto do Lar Ternura passou desde a sua fundação por estruturações, fazendo as adequações legais, para melhor adequar suas funções.

Participaram da fundação:

João Batista de Queiroz Júnior e esposa, Pedro Antunes Negrão e esposa, José Carlos Rodrigues e esposa, José Sidney Bragantin e esposa, Leobaldo João Pazini e esposa, José Rubens Martins e esposa, Narciso Rodrigues e esposa, Roberto Benetton e esposa, Getúlio da Silva e esposa, Sebastião Vidal e esposa, Alcindo Racosta e esposa, José Roberto Dal Porto e esposa, Eduardo Pinto da Silva Júnior e esposa, Homero da Cunha e esposa, Olindo Nidotti e esposa, Januário Franco Filho e esposa, Antônio João Zanata e esposa, Arlindo Aoki e esposa, Jorge Martins da Silva e esposa, Getúlio Trevisan e esposa, Pedro Politano Neto e esposa, Marcelino Scanavini e esposa.

Hoje o  Lar Ternura é destinado ao atendimento de educação infantil, de crianças de 03 anos até 05 anos e onze meses,  em período integral, moradores da região leste, abrangendo os bairros: Jardim Santa Cândida, Jardim Mirian, Parque dos Pomares, Recanto dos Dourados, Gargantilha, Retiro Três Lagoas e adjacências; preferencialmente com recursos materiais insuficientes às necessidades básicas, mediante ações socioeducativas, de natureza educativo – promocional.

O Lar Ternura em relação as crianças ali acolhidas, não faz distinção alguma quanto a raça, cor, condição social, credo político ou religioso. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade.

Proporciona a consolidação do exercício de cidadania para crianças e famílias da Entidade, garantindo o desenvolvimento integral das crianças e a qualidade dos serviços prestados.