Lar Ternura lança sua nova marca

Ontem, dia 20 de setembro de 2019, durante o seu 2o. Jantar Dançante, foi lançada oficialmente a nova marca do Lar Ternura, inspirada no Tangram, um quebra-cabeças chinês.

Tangram (chinês: 七巧板, pinyinqīqiǎobǎn, literalmente ‘sete peças de habilidade’) é formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, é possível formar várias figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.

Crianças podem se divertir montando as figuras enquanto treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas.

Além disso, este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos e desenvolvemos várias áreas e habilidades. Tais como:

  • Exercitar a resolução de problemas pois, para montar cada figura é necessário planejar onde cada peça será colocada;
  • Estimular a criatividade, porque as peças permitem formar várias figuras, sendo que algumas dessas imagens podem ser montadas de maneiras distintas;
  • Melhorar a noção espacial, pois o Tangram exige que as peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas.