Mascote da Turma

Atividades Desenvolvidas pela Professora. Pensando em unir relações entre família/ criança/ escola, desenvolver a responsabilidade, o cuidado com os outros, o auto cuidado, companheirismo, o cuidado com o que é meu e o que é do outro, a importância do preservar, a auto estima, desenvolvemos através das atividades Mascote e Jogando em Casa, valores importantes para a realidade de nossas crianças e comunidade.

 

Mascote da Turma

Objetivo Geral

Desenvolver na criança através do Mascote, o cuidado, a responsabilidade além de incentivar a interação da família, e estimular o registro em caderno através do desenho, colagem, ou pintura, tornando a família parte integrante da atividade.

 

Metas

  • Desenvolver através a atividade Mascote com 100% das crianças atendidas, a socialização, o aumento do vocabulário, expressão oral, a responsabilidade, o cuidar, o respeito, e a autoestima.
  • Que 80% das crianças atendidas exercitem o cuidado e a responsabilidade através do Mascote.
  • Que 80% das famílias que recebam o Mascote em casa, possam interagir com seus filhos, fortalecendo vínculos.

 

Metodologia:

  • Cada turma junto com a professora escolhe o mascote da sala. Esse Mascote é um novo integrante da sala.
  • O grupo escolhe o nome do Mascote.
  • Toda sexta feira, é sorteada uma criança que levará o Mascote para passar o final de semana em casa, para brincar e cuidar dele.
  • A criança leva um caderno para que junto com os pais faça um registro de como foi estar com o mascote em sua casa. O registro pode ser através de desenhos, colagem, foto, etc.
  • Na segunda feira, no momento da roda fazem a socialização com o grupo, mostram o registro contando como foi a experiência de levar o Mascote para casa.
  • Relatam o que fizeram com o Mascote, do que brincaram e quais os cuidados que tiveram com ele.

 

São usados materiais como

  • Mascote (escolhido pela turma )
  • Saco de TNT, sacola ou caixa para transporte de Mascote

 

Avaliação

A avaliação é feita durante o desenvolvimento da atividade, onde, através dos relatos das mães, da observação de mudança de comportamento da criança, e análise se as metas estão ou não sendo atingidas, para que assim a equipe técnica, professoras, monitoras, possam fazer as mudanças que julgarem necessárias.