Atividade desenvolvida por voluntários, funcionários da empresa Matera. Oportunizamos a nossas crianças acesso ao computador, mostrando a elas o recurso que esse equipamento oferece a quem o usa, e que o que ela faz com o lápis pode ser feito com a máquina, facilitando as mais diversas atividades, desde na escola como no trabalho do homem.
Sendo as crianças muito mais corajosas em enfrentar o novo do que o adulto, cabe a Instituição aproveitar essa fase importante que as crianças se encontram, para colocá-las diante do computador.
Como a maioria de nossas crianças não tem acesso ao uso do computador em casa, estaremos oportunizando as crianças o acesso e a exploração dessa importante ferramenta de trabalho.
A criança será um agente multiplicador em sua família e comunidade, estimulando a família ao uso dessa ferramenta importante nos dias atuais.
Objetivo Geral
Atender uma das necessidades da nossa comunidade, através da Atividade de Informática, estimulando o uso dessa importante ferramenta pedagógica.
Metas
- Oferecer acesso ao computador a 60 crianças.
- Oportunizar as 60 crianças do Infantil 2 e 3, o acesso ao computador com atividades que estimulem a as diversas áreas do conhecimento,
- Despertar o interesse das 60 crianças por essa ferramenta pedagógica,
- Introduzir para as 60 crianças uma nova linguagem: mouse, teclado, monitor, colar, recortar, salvar, etc.
- Despertar em 60% dessas famílias o interesse pelo uso dessa ferramenta (computador).
Metodologia
Uma vez na semana um voluntário de Informática, da empresa Matera, leva um grupo de 10 crianças por 20 minutos na sala de informática. Após o trabalho com essas 10 crianças, outras 10 são chamadas, até que se completem todas as crianças presentes no dia nas salas do infantil 2 e 3.
Cada criança fica em um computador, e aos poucos vão se familiarizando com a linguagem usada na informática.
Desenvolvem atividades que tenham significado para as crianças, como: softwares educativos, identificação de letras no teclado, jogos com cores, jogos matemáticos, escrita de sílabas, nomes, números, Agenda Telefônica com os Fones dos Amigos, Registro da Receita feita na atividade Culinária, Cartões para os Aniversariantes, etc.
São usados materiais como
- 10 computadores
- Softwares Educativos
Avaliação
A avaliação é realizada tendo como ponto de partida nossas metas, envolvendo: voluntários, crianças, educadores, coordenação, pais e diretoria.
Ao final de cada encontro as crianças avaliam oralmente a atividade com o voluntário.
A educadora dessa turma observa e relata as mudanças percebidas em relação as crianças.
O relato dos pais nas reuniões é de extrema importância para avaliarmos a Atividade.
A equipe técnica faz a avaliação junto com voluntário da empresa Matera, professora, monitoras, junto a diretoria, mostrando os benefícios que o projeto vem trazendo fazendo durante o seu desenvolvimento, fazendo-se adequações necessárias.