Culinária

Atividade desenvolvida pela Professora.  A atividade foi pensada como um valioso recurso pedagógico, em função da comunidade não apresentar hábitos saudáveis de alimentação, nem hábitos de higiene, principalmente em relação a manipulação de alimentos. As receitas são preparadas pelas crianças. Envolvemos as famílias nessa atividade, onde cada uma manda para a escola uma receita saudável. Através da culinária desenvolvemos hábitos de higiene e hábitos alimentares saudáveis, ajudando na saúde e bem estar de todos.

Através da Culinária, os mais diversos desafios serão apresentados à criança, como: a linguagem oral escrita, a organização, matemática, além de ser uma importante ferramenta para desenvolver hábitos alimentares saudáveis

Hoje o estímulo da televisão e de propagandas levam as pessoas, e principalmente as crianças a consumirem alimentos pouco saudáveis, e nada nutritivos. As crianças aprenderão o que é gostoso e o que é gostoso e muito saudável.

 

Objetivo Geral

Desenvolver através do trabalho diário e das receitas preparadas pelas crianças, hábitos alimentares mais saudáveis, sendo agentes multiplicadores em casa.

 

Metas

  • Discutir e refletir com o grupo de 90 crianças a importância de uma alimentação saudável, a base de frutas, verduras, e legumes.
  • Vivenciar com 100% das crianças atendidas, hábitos de higiene quando manuseamos os alimentos, como: mãos limpas e unhas aparadas, uso de touca e avental.
  • Desenvolver hábitos saudáveis na alimentação das 90 crianças atendidas no Lar Ternura.
  • Envolver as famílias, recebendo 70% de receitas saudáveis, solicitadas através de bilhete.
  • Levar para as 90 famílias das crianças, as receitas dos pratos que foram preparados pelas crianças na Entidade.
  • Trabalhar com as 90 crianças a cooperação, autonomia, noções de organização, noções de trabalho em grupo, atenção.
  • Desenvolver com 90 crianças através da Culinária, a linguagem oral escrita
  • Alertar as 90 crianças sobre acidentes domésticos na cozinha.

 

Metodologia

  • A Professora trabalha com as crianças através de histórias e vídeos os alimentos que são benéficos a nossa saúde, que nos faz crescer e que nos fornece nutrientes e vitaminas, necessárias em nossa alimentação.
  • Nos quinze dias que antecede a confecção da culinária, a professora pede para as famílias que enviem para a escola uma receita saudável que seja feita com algum legume ou fruta
  • Cada turma, escolhe juntamente com sua professora uma receita que foi enviada de casa para o dia da culinária.
  • Separam os ingredientes necessários, se organizar e se preparar para elaborar a receita, lavando as mãos.
  • Segue, as etapas da receita, e caso seja um prato que necessite ir ao forno, levarão até a cozinha para que a cozinheira se encarregue disso.
  • Trabalham a linguagem oral escrita, e a cópia da receita.
  • Após o prato pronto, as crianças degustam e fazem o registro dessa atividade.

 

São usados materiais como

  • Receitas diversas
  • Ingredientes específicos de cada prato

 

Avaliação

A Avaliação é voltada para nossas metas, com a participação de todos os envolvidos: professora, monitora, crianças, pais, coordenação, e diretoria.

Deve ocorrer durante o desenvolvimento do Projeto, para que possam ser feitas as adequações necessárias.