Biblioteca Circulante

Biblioteca

A atividade é desenvolvida pela Professora da turma.  Através da retirada de livros para leitura em casa, a atividade desperta o gosto e o hábito de leitura, e oportuniza as crianças e suas famílias a exercerem seu direito de leitura e acesso a livros, contribuindo assim para suprir as necessidades da nossa clientela.

Considerando que:

  • Nossas crianças e famílias não possuem acesso a livros, e que sem sombra de dúvida, eles são um importante e fundamental instrumento de transformação sócio cultural,
  • Na Ed. Infantil, as histórias ocupam um espaço expressivo no desenvolvimento global da criança, principalmente no que se refere a sua formação moral e de valores,
  • Quanto mais cedo a criança entrar em contato com o livro, maiores serão os benefícios, pois ele contribui na construção do conhecimento, informando e formando,
  • Através da leitura as crianças constroem conhecimento e ampliam a compreensão do mundo que as cerca,
  • Será uma oportunidade de trazer e envolver a família no dia a dia da criança, levando- a à participar da vida da criança na Instituição,

Por tudo isso, pensando no seu caráter educativo a “Biblioteca Circulante”, que oportuniza semanalmente o empréstimo de livros, para leitura, para nossas 90 crianças, objetivando um maior envolvimento da família no desenvolvimento da criança.

 

Objetivo Geral

Levar os usuários e famílias a exercerem seu direito de leitura e acesso a livros.

 

Metas

  • Possibilitar que 100% das crianças retirem semanalmente um livro por criança;
  • Motivar 100% dos envolvidos ao prazer com o mundo dos livros e da leitura;
  • Que 60% das crianças e suas famílias desenvolvam o hábito de leitura e responsabilidade;
  • Que 90% das crianças desenvolvam a linguagem e ampliem o vocabulário;
  • Que 90% através dessa atividade desenvolvam a criatividade, imaginação, atenção, concentração, noção de sequência, percepção auditiva e curiosidade;
  • Ampliar o envolvimento de 70% das famílias na atividade;
  • Desenvolver em 80% das crianças e famílias hábitos, valores e atitudes positivas diante dos conflitos cotidianos;
  • Proporcionar as 100% das crianças e famílias uma oportunidade de convivência, lazer e divertimento, individual e familiar.

 

Metodologia

  • Oferecer às 90 crianças do Lar Ternura a oportunidade de irem semanalmente à Biblioteca da Instituição.
  • A professora escolhe e conta uma história de interesse do grupo.
  • Proporcionar tempo suficiente para que possam manusear os livros, e escolher o livro que lhe desperta maior interesse.
  • Permitir que levem o livro escolhido para leitura em casa no final de semana.
  • Na segunda-feira entre as crianças que quiserem, é sorteada uma que conta para seus amigos, a história que levou.
  • Na primeira reunião de pais realizada explicamos aos pais sobre a atividade Biblioteca Circulante.
  • Os pais ficam cientes que as crianças levam o livro para casa para que no final de semana estejam explorando e fazendo a leitura da história, seja sozinho, com a ajuda da mãe, ou outro representante do grupo familiar. Os livros devem ser devolvidos na segunda-feira subsequente.
  • Os livros vão em um saquinho plástico transparente com as orientações para a família (ex: interessar-se pelo livro que criança trouxe, ler junto com o filho ( a ), pedir para que ele reconte a história, questionar sobre os personagens, etc).
  • Os livros oferecidos são selecionados pelos seguintes critérios:
    • Histórias adequadas à fase de desenvolvimento;
    • Histórias com linguagem clara e que estejam de acordo com os interesses e maturidade das crianças;
    • Histórias que contenham enredo agradável, interessante, riqueza de imaginação, ilustrações, situações variadas, surpresas, diálogo, sons, onomatopeias, a fim de permitir que as crianças participem desse momento, e tenham interesse na retirada dos livros e na posterior leitura.

 

São usados materiais como

Livros de histórias para reposição e ampliação do acervo adequados a Educação Infantil,

 

Avaliação

A avaliação ocorre tendo em vista as nossas metas, analisando até que ponto elas estão sendo atingidas e quais as adequações que se fazem necessárias durante o desenvolvimento da Atividade, visando alcançá-las.

Semanalmente é avaliada com as crianças no momento da roda, nas reuniões de pais que nos darão o retorno sobre o interesse da criança na leitura do livro em casa, com a professora, equipe técnica e com a diretoria nas reuniões mensais, fazendo-se as adequações necessárias.