A atividade é desenvolvida pela Professora da turma. Através da retirada de livros para leitura em casa, a atividade desperta o gosto e o hábito de leitura, e oportuniza as crianças e suas famílias a exercerem seu direito de leitura e acesso a livros, contribuindo assim para suprir as necessidades da nossa clientela.
Considerando que:
- Nossas crianças e famílias não possuem acesso a livros, e que sem sombra de dúvida, eles são um importante e fundamental instrumento de transformação sócio cultural,
- Na Ed. Infantil, as histórias ocupam um espaço expressivo no desenvolvimento global da criança, principalmente no que se refere a sua formação moral e de valores,
- Quanto mais cedo a criança entrar em contato com o livro, maiores serão os benefícios, pois ele contribui na construção do conhecimento, informando e formando,
- Através da leitura as crianças constroem conhecimento e ampliam a compreensão do mundo que as cerca,
- Será uma oportunidade de trazer e envolver a família no dia a dia da criança, levando- a à participar da vida da criança na Instituição,
Por tudo isso, pensando no seu caráter educativo a “Biblioteca Circulante”, que oportuniza semanalmente o empréstimo de livros, para leitura, para nossas 90 crianças, objetivando um maior envolvimento da família no desenvolvimento da criança.
Objetivo Geral
Levar os usuários e famílias a exercerem seu direito de leitura e acesso a livros.
Metas
- Possibilitar que 100% das crianças retirem semanalmente um livro por criança;
- Motivar 100% dos envolvidos ao prazer com o mundo dos livros e da leitura;
- Que 60% das crianças e suas famílias desenvolvam o hábito de leitura e responsabilidade;
- Que 90% das crianças desenvolvam a linguagem e ampliem o vocabulário;
- Que 90% através dessa atividade desenvolvam a criatividade, imaginação, atenção, concentração, noção de sequência, percepção auditiva e curiosidade;
- Ampliar o envolvimento de 70% das famílias na atividade;
- Desenvolver em 80% das crianças e famílias hábitos, valores e atitudes positivas diante dos conflitos cotidianos;
- Proporcionar as 100% das crianças e famílias uma oportunidade de convivência, lazer e divertimento, individual e familiar.
Metodologia
- Oferecer às 90 crianças do Lar Ternura a oportunidade de irem semanalmente à Biblioteca da Instituição.
- A professora escolhe e conta uma história de interesse do grupo.
- Proporcionar tempo suficiente para que possam manusear os livros, e escolher o livro que lhe desperta maior interesse.
- Permitir que levem o livro escolhido para leitura em casa no final de semana.
- Na segunda-feira entre as crianças que quiserem, é sorteada uma que conta para seus amigos, a história que levou.
- Na primeira reunião de pais realizada explicamos aos pais sobre a atividade Biblioteca Circulante.
- Os pais ficam cientes que as crianças levam o livro para casa para que no final de semana estejam explorando e fazendo a leitura da história, seja sozinho, com a ajuda da mãe, ou outro representante do grupo familiar. Os livros devem ser devolvidos na segunda-feira subsequente.
- Os livros vão em um saquinho plástico transparente com as orientações para a família (ex: interessar-se pelo livro que criança trouxe, ler junto com o filho ( a ), pedir para que ele reconte a história, questionar sobre os personagens, etc).
- Os livros oferecidos são selecionados pelos seguintes critérios:
- Histórias adequadas à fase de desenvolvimento;
- Histórias com linguagem clara e que estejam de acordo com os interesses e maturidade das crianças;
- Histórias que contenham enredo agradável, interessante, riqueza de imaginação, ilustrações, situações variadas, surpresas, diálogo, sons, onomatopeias, a fim de permitir que as crianças participem desse momento, e tenham interesse na retirada dos livros e na posterior leitura.
São usados materiais como
Livros de histórias para reposição e ampliação do acervo adequados a Educação Infantil,
Avaliação
A avaliação ocorre tendo em vista as nossas metas, analisando até que ponto elas estão sendo atingidas e quais as adequações que se fazem necessárias durante o desenvolvimento da Atividade, visando alcançá-las.
Semanalmente é avaliada com as crianças no momento da roda, nas reuniões de pais que nos darão o retorno sobre o interesse da criança na leitura do livro em casa, com a professora, equipe técnica e com a diretoria nas reuniões mensais, fazendo-se as adequações necessárias.