Quem sou Eu

Atividade Desenvolvida pela Professora.  Essa atividade possibilita ações que propiciam condições de maior qualidade de vida às crianças e suas famílias, qualidade essa, tão necessária ao público alvo que atendemos. Será um instrumento que vai possibilitar o desenvolvimento da autoestima positiva, o conhecimento do corpo, os cuidados necessários com o próprio corpo e com o corpo do colega, suas partes e funções, além da sua identidade enquanto nome, o contato com sua certidão de nascimento, conhecer a história do seu nome, proporcionando conhecimento amplo de si mesmo.

 

Objetivo Geral

Desenvolver com as crianças atendidas, o conhecimento do corpo, os cuidados necessários com o próprio corpo e com o corpo do colega, suas partes e funções, além de proporcionar a criança à apropriação de sua identidade.

 

Metas

  • Desenvolver com as crianças, a socialização, o aumento do vocabulário, expressão oral, a responsabilidade
  • Que 70% das famílias possam mudar a visão de si mesmo, se valorizem e elevem sua autoestima, tão necessários a comunidade atendida.

 

Metodologia

  • A professora escolhe uma criança para desenhar o contorno do corpo em papel Kraft. Depois questiona a turma sobre quais as partes do corpo estão faltando no desenho. Juntamente com as crianças completa o desenho, trabalhando as funções de cada uma.
  • Em outra etapa trabalha as principais partes internas do nosso corpo, como coração, estômago, pulmão e a importância de cada uma delas.
  • Fazem atividades práticas como pular bastante e colocar a mão no peito para sentir as batidas do coração, comparar a batida de quem pulou com quem está calmo, respirar bem fundo e soltar todo o ar, etc. Com isso enfatiza a importância com o cuidado com o nosso corpo e com o do amigo.
  • Paralelo trabalha a identidade de cada um. Todos tem um nome, um registro, um documento chamado certidão de nascimento.
  • A professora mostra que cada um tem o seu documento que traz seu nome, onde nasceu, dia, etc.
  • Como será que o nome de cada um foi escolhido?
  • É enviada para casa uma folha para que os pais escrevam a história do nome da criança. A professora fará um sorteio de qual história irá ler até que leia todas.
  • A professora pede aos pais que enviem fotos da família para a construção de um painel.
  • A professora faz um crachá grande com nome de cada criança, as crianças fazem um desenho para que possam identificar qual é o seu. Na roda da conversa a professora distribui os crachás no chão para que cada criança tente achar o seu.
  • Recortes da primeira letra do nome.
  • Confeccionam também um livro de identidade com os dados da criança e família.

 

São usados materiais como

  • Papéis Kraft e papéis diversos
  • Lápis de cor, giz de cera
  • Tecidos

 

Avaliação

A avaliação é feita durante o desenvolvimento do Projeto, onde, através dos relatos das mães, da mudança de comportamento da criança observado pelo educador, e análise se as metas estão ou não sendo atingidas, para que assim a equipe técnica, professoras, monitoras, possam fazer as mudanças que julgarem necessárias.

OBS: Essa Atividade será trabalhada pelas 3 turmas, porém partirão do princípio que cada turma tem um pré conhecimento de acordo com a idade, e com conhecimentos que trazem consigo.

Por exemplo, a turma do Inf 3 já identifica seu nome, não necessitando de desenho para isso.