Atividades desenvolvidas pela Professora da Turma. Atividades onde nossas crianças são multiplicadoras de conhecimentos dentro de suas famílias e comunidade, pois moram em um local onde o descaso pelo ambiente é contínuo, ruas com acúmulo de lixos jogados pelas calçadas, entre outros problemas. Através dessas atividades as crianças se conscientizam, aprendem e levam para casa seus conhecimentos, transformando assim suas famílias, e consequentemente a comunidade.
Objetivo Geral
Desenvolver na criança e suas famílias a conscientização da importância da preservação do meio ambiente.
Metas
- Desenvolver durante o ano de 2018 com as 90 crianças, os cuidados e a importância da preservação do meio ambiente.
- Classificar com 100% das crianças os tipos de material reciclável.
- Desenvolver a responsabilidade com o tema com as 90 crianças e suas famílias
- Levar nossas 90 crianças e suas famílias a adquirirem hábitos de higiene ambiental
- Que 70% das famílias mudem os comportamentos em relação ao descarte e o ambiente
Metodologia
- Através de passeios pelo bairro, conversas informais e de histórias infantis, a professora desenvolve com as crianças a questão da higiene ambiental.
- Vai se aprofundando no assunto explicando para as crianças que podemos colaborar com o meio ambiente se tomarmos alguns cuidados, como não gastar água sem necessidade, cuidar do lixo, se parando os orgânicos dos recicláveis, etc.
- Um próximo passo é propor que as crianças tragam de casa material reciclável para que aqui seja feita a classificação nos recipientes apropriados.
São usados materiais como
- Livros Infantis que abordem os cuidados com o meio ambiente
- Sucatas
Avaliação
A avaliação é feita durante o desenvolvimento do Projeto, onde, através dos relatos das mães, da mudança de comportamento da criança observado pelo educador, e análise se as metas estão ou não sendo atingidas, para que assim a equipe técnica, professoras, monitoras, juntamente com a diretoria possam fazer as mudanças que julgarem necessárias.
Atividade “Horta”
A atividade vem de encontro com as necessidades da nossa comunidade, buscando cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente.
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, e significativos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.
Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Essa atividade apresenta atividades que despertem o interesse das crianças no cuidado com o ambiente.
Objetivo Geral
Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Metas
- Atingir 90 crianças com a importância da preservação do ambiente, do cultivo de alimentos saudáveis e a importância dos mesmos na alimentação.
- Que as crianças se tornem agentes multiplicadores em suas famílias
- Melhora no nível de socialização;
- Desenvolvimento de habilidades específicas
- Melhora do nível de higiene do ambiente escolar; conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Que as 90% das crianças aprendam na prática temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas.
- Que 100% das crianças levem para casa parte da colheita, envolvendo e motivando as famílias para que montem uma horta em casa
- Que 60% das famílias cultivem uma pequena horta em casa
- Complementar a merenda escolar com 80% do que for colhido
São usados materiais como
- Terreno para desenvolver a horta.
- Canteiros, arames, adubos, sementes, mudas, e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças, regador
Metodologia
As crianças acompanham todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, pode ser escolhida uma verdura para ser cultivada.
Visitação ao local da horta
- Reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores aproveitam para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela.
- Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que são utilizados para a semeadura. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende como manusear, com segurança, a pá, o regador e a sementeira.
- Preparam a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.
Apresentação das mudinhas.
- As professores explicam às crianças as características e o valor nutricional das hortaliças e para que servem as vitaminas que estão contidas nelas
Execução do Plantio
- Acompanhamento da plantação, regando e cuidando
Colheita
- No final do semestre, as crianças fazem a colheita do que foi plantado.
Na fase final as turmas se reúnem para comer os legumes e verduras que plantaram.
Avaliação
Toda equipe observa periodicamente o interesse das crianças, e o relato das famílias na mudança de hábitos alimentares ou o despertar do interesse no plantio em casa.
Durante a atividade são feitas as adequações necessárias.
Atividade “Água e Sustentabilidade do Planeta”
A atividade vem conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância do uso consciente da água e a preservação do ambiente.
A atividade vem ao encontro com a necessidade de conscientizar as criança e suas famílias sobre a importância do uso consciente da água e a preservação do ambiente, para que as 90 crianças sejam agentes multiplicadores em suas famílias e comunidade.
Objetivo Geral
Desenvolver na criança, através das diversas atividades, o incentivo à leitura e ao mesmo tempo modificar hábitos das crianças e suas famílias em relação ao uso da água.
As crianças serão agentes multiplicadores em suas famílias dos conhecimentos adquiridos, o que causará um impacto na comunidade ao qual estão inseridos, provocando uma transformação na comunidade, modificando hábitos em relação ao uso da água.
Metas
- Que as 90% das crianças aprendam sobre o uso consciente da água, levando esse aprendizado para as famílias.
- Que haja mudança de hábitos em relação ao uso consciente da água em 90% das crianças
- Que haja mudança de hábitos em 70% das famílias
Metodologia
- Apresentação Teatro Sanasa
- Questionamos: Para que precisamos de água? Fazemos o levantamento em papel Kraft;
- Questionamos: Para que a mamãe usa água em casa? Fazemos o levantamento em papel Kraft. Reservamos algumas revistas para que as crianças procurem imagens das ações e confeccionem os cartazes (lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes). Caso surja alguma colocação sobre o preparo de alimentos, fazemos o levantamento: exemplo – lavagem de verduras, legumes, arroz, etc;
- A importância da água para os animais: peixes (poluição rio/mar);
- Pesquisa sobre o rio Atibaia e confecção de cartazes;
- Passeio ao entorno da creche para observar o ambiente, descarte de lixo, etc
- Atividades com sucata (reciclagem);
- Apresentação do projeto aos pais em reunião de pais;
- A mãe deve escrever uma sugestão de como economizar água, ou de como ajudar na preservação do Planeta.
- Contação de histórias em livros sobre com os temas: Água e Sustentabilidade do Planeta;
- Escovar os dentes utilizando cada um seu copinho individual;
- Lavar frutas e verduras com uma vasilha embaixo para reutilizar essa água
- Captar água de chuva e medir a quantidade de água captada (com esta água, pode-se lavar pátio, banheiros, cães, regar a planta, etc);
- Entrar em questões de cuidados com a saúde (dengue);
- Importância de captar e armazenar corretamente a água em função da dengue;
- Dramatizações de banhos rápido fechando a torneira para ensaboar;
São usados materiais como
- Livros de histórias infantis
- CDs DVDs relacionados ao tema.
Avaliação
Toda equipe observa o interesse das crianças, e o relato das famílias nas mudança de hábitos em relação ao uso da água, além da queda de consumo verificado na conta de água das famílias. Durante todo o ano serão feitas as adequações necessárias.