Atividade Física

É desenvolvida pela monitora da turma, por aproximadamente 45 minutos, uma vez na semana. A atividade é desenvolvidas em nossas áreas externas, campo, pátio, ou área coberta em dias de chuva. A atividade vem suprir as necessidades das nossas crianças que não possuem espaço em suas moradias, nem espaços públicos na região. A atividade dá oportunidade para as crianças desenvolverem atividades físicas em um espaço adequado, amplo, seguro, longe da violência das ruas.

 

Objetivo Geral

Desenvolver com 90 crianças atividades físicas, com materiais variados em forma de recreação.

 

Metas

  • Promover o conhecimento sobre o corpo nas suas mais diversas manifestações, para as 90 crianças.
  • Que 90% das nossas crianças adquiram hábitos de cooperação em trabalhos em grupo;
  • Que 70% das crianças adquiram regras básicas de convivência social, salientando a necessidade do respeito, da disciplina e do compromisso com o grupo, em todas as atividades diárias, sejam elas individuais ou coletivas;
  • Que 70% adquiram conscientização corporal,
  • Que 90% das crianças tenham a autoestima positiva e consigam conviver com cooperação mútua e solidariedade;

 

 Metodologia: 

As atividades são desenvolvidas nas instalações da própria Instituição: Campo, Pátio, área coberta quando necessário; espaços adequados para uma prática saudável.

Cada sala semanalmente tem essa atividade com a Monitora da Turma por aproximadamente 45 minutos.

Nestes encontros são proporcionadas atividades lúdicas que contribuam para o desenvolvimento das crianças, suprindo a falta de espaço em suas casas ou comunidade, para a prática segura e saudável de atividade física.

 

Conhecimento e controle do corpo

  • Percepção do corpo em repouso e em movimento: elementos orgânicos funcionais (respiração, batimento cardíaco, relaxamento e contração);
  • Diferentes ações básicas de locomoção (andar, correr, saltar), manipulação (arremessar, receber, quicar, rebater, abafar e chutar) e equilíbrio,
  • Noções espaciais: lateral e direção;
  • Noções temporais: ritmo, duração, e velocidade.

 

Jogos:

  • regras básicas

 

Atividades rítmicas e expressivas  

  • Movimento como instrumento de expressão e comunicação: gesto, mímica e dramatização; etc;
  • Tipos de danças: as rodas cantadas, a dança folclórica etc

 

São usados materiais como

  • Aparelho de som
  • Bolas de borracha
  • Bambolê
  • Corda
  • Colchões (90cm x 1,70cm )
  • Elástico, Cones
  • Cds diversos

 

Avaliação: 

A avaliação se dá durante o desenvolvimento das atividades, refletindo até que ponto as metas foram atingidas, e quais ações são necessárias para que sejam alcançadas.

Temos como indicadores a participação das crianças, relato das famílias, e mudanças de comportamentos observados no dia a dia.